segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dicas para entrar na UFOP

Você está prestes a entrar na universidade, não é? Caso tenha passado para um curso fora de sua cidade bate inúmeras duvidas sobre onde morar, o que esperar da nova cidade, novos amigos, enfim, como será sua vida depois da matrícula?

Pois bem, criamos essa página para ajudá-lo a encontrar respostas de como é a vida universitária para quem acaba de chegar (os famosos calouros).
Primeiramente, Parabéns pela aprovação!

Cidade:



Primeira coisa quando se vai morar fora, é conhecer a cidade na qual irá passar os próximos anos. Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil declarada como patrimônio cultural e histórico pela Unesco..... E, agora damos algumas dicas para você se acostumar com a cidade:

* A cidade tem muita, mas muitas ladeiras. Pode ir se acostumando;
* Os museus e igrejas podem ser visitados de forma gratuita ou com meia entrada para os alunos da UFOP.
* A cidade vai além da arte barroca, existem os parques do Itacolomi e Andorinhas, além de cachoeiras espalhadas pelo município.
* Os distritos de Ouro Preto são excelentes opção para os fins de semana, Lavras Novas, Cachoeira do Campo, São Bartolomeu, Amarantina são alguns.
* Prepare os casacos, a cidade faz muito frio durante o inverno. Nas outras épocas não se assuste quando perceber características das 4 estações em um único dia!

A UFOP




A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criada, no dia 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores. Hoje, a UFOP oferece 42 cursos de graduação, sendo 38 presenciais e quatro a distância. Quanto à pós-graduação, são ofertados 22 cursos de mestrado, nove opções de doutorado e três especializações a distância. No total, são mais de 15 mil alunos, cerca de 800 técnicos-administrativos e aproximadamente 800 professores, entre efetivos e substitutos.

Veja mais sobre a história da UFOP aqui.

Repúblicas


Ah, repúblicas! São mais de 300 destas espalhadas por toda a cidade, entre federais (Imóveis de propriedade da UFOP e geridos pelos próprios estudantes) e as particulares (estudantes alugando casas de propriedade privada) que já são marca registrada de Ouro Preto. As republicas são casas onde os estudantes se reúnem para viver durante todo o período que estão na cidade, e criam laços de amizade que duram a vida toda, isso mesmo. Após formado, cada morador de determinada republica ganha seu quadrinho na parede na casa e são sempre bem recebidos em qualquer momento da vida. Durante os anos de vida republicana, os estudantes aprendem conviver com pessoas diferentes, gerir e organizar a casa, e se desenvolver como pessoa.

Caso queira conhecer essas repúblicas, a UFOP tem uma lista com todas as repúblicas federais e particulares, incluindo endereço, telefone e o estatuto de cada uma delas, que pode ser acessado por este link, ou se preferir entre no site Reepub, lá tem várias repúblicas oferecendo vagas.

Ai você pensa: "Como escolher uma república entre as mais de 300?" Bom, cada república tem uma característica e por isso recomendamos que aproveite o dia da sua matrícula para visitar várias delas. Não se preocupe, no dia da matrícula, várias repúblicas estarão oferecendo vagas. Dica: Não tenha pressa de fechar uma casa, há tempo de sobra para escolher a que mais te interessar!

Alojamentos


Modalidade de moradia cujo critério é socioeconômico. É composto de 64 quartos individuais, com área coletiva de lavanderia, cozinha e sala, localizado no Centro de Convergência, campus Morro do Cruzeiro. O ingresso acontece a partir de edital semestral da PRACE, de acordo com disponibilidade de vagas. Na página da PRACE tem mais informações sobre esse tipo de moradia.


Apartamentos


Os apartamentos são outra forma de moradia em Ouro Preto, no bairro da universidade há vários e você não terá dificuldade de encontrar um.

 Bolsas


A UFOP disponibiliza bolsas para que os alunos não deixem de estudar por questões financeiras. O ingresso nos programas de bolsa-alimentação, bolsa-permanência e bolsa-transporte é feito mediante avaliação socioeconômica que poderá ser solicitada pelo estudante a qualquer momento. Veja mais sobre as bolsas na página da PRACE.

Campus


A UFOP tem 4 campis em 3 cidades de Minas Gerais, Ouro Preto, com o campi principal no Morro do Cruzeiro, em Mariana com dois institutos (ICSA, Ciências Sociais Aplicadas e ICHS Ciências Humanas e Sociais), e em João Monlevade com o ICEA, Ciências Exatas e Aplicadas.


Restaurante Universitário


Os R.U.s são os restaurantes universitários e tem unidade em todos os campis e outro na praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto. Ficam abetos todos os dias da semana e o estudante paga R$ 2,00 pela refeição, sendo creditada na própria carteirinha.


CA, Empresa Júnior


Cada curso tem seus respectivos centros acadêmicos e alguns deles também contam com empresa júnior. Fique atento durante os processos de seleção e de eleições pois, além da experiência em poder participar, eles também representam você na universidade.

Iniciação Científica


A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação potencialmente mais promissores no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Veja mais sobre a Iniciação cientifica na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação PROPP.


Enfim, aqui foram algumas informações para ajudar você que acaba de passar para a UFOP. Para você que já mora em Ouro Preto e tem dicas para ajudar os novos alunos, mande nos comentários. Atualizaremos com suas informações.
Faremos posts com outras universidades também, caso estude em Viçosa, Lavras ou BH entre em contato e nos conte como é sua universidade.

E vale o jabá: Entre com estilo na graduação, conheça as camisetas universitárias da SouUni. Em breve nosso site estará no ar SouUni.com



#SouUni